Postagens

Mostrando postagens de novembro 23, 2022

Publicidade: Multimodalidade, Intertextualidade e persuasão num texto audiovisual

Imagem
Introdução : Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise da intertextualidade, segundo Bazerman (2021), presente entre o videoclipe da música Thriller , do  falecido cantor Michael Jackson, e a publicidade da operadora de Televisão por assinatura, SKY , protagonizada pela ex-modelo Gisele Bündchen, assim como uma segunda análise da persuasão, segundo Tellis (2004), existente na referida publicidade.   Primeiramente, vamos destacar três conceitos-chaves presentes na publicidade e pertinentes nesse estudo, a multimodalidade, a  intertextualidade e a persuasão. Por publicidade, tomamos o entendimento de Barthes ( 1993 ). Para o autor, Toda publicidade é uma mensagem: com efeito, ela inclui uma fonte de emissão, que é a empresa à qual pertence o produto lançado (e elogiado), um ponto de recepção, que é o público, e um canal de transmissão, que é justamente o que é chamado de suporte de publicidade; [...] (BARTHES, 1993, p. 239, tradução nossa [1] ) A ...