A intertextualidade presente em trechos dos filmes A Doce Vida e Elsa & Fred, segundo a Bazerman (2021)
Este trabalho procura a
intertextualidade presente na cena da Fontana Di Trevi entre os filmes La Dolce Vita, 1960, do
diretor Federico Fellini e Elsa & Fred, 2005, do diretor Marcos Carnevale.
O
filme A Doce Vida tem como personagens principais Marcello Rubini (Marcello
Mastroianni) e Sylvia
Rank (Anita
Ekberg). A obra é considerada um clássico do cineasta italiano,
Federico Fellini, e se
passa na Roma dos anos 1960. Rubini é um jornalista de
coluna social e de fatos inusitados, que aspira ser um escritor de sucesso,
enquanto leva uma vida hedonista cobrindo festas e eventos badalados. E é em um
desses eventos, a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, que as
personagens se conhecem. Marcello
fica encantado com a beleza exuberante de Sylvia e, é enquanto a ciceroneia
pelas ruas de Roma, que a cena, aqui analisada, acontece.
A produção argentina Elsa & Fred - Um Amor de Paixão conta a história de amor entre o
viúvo Alfredo (Manuel Alexandre) e sua vizinha, Elsa (China Zorrilla). Alfredo
é rabugento, sensato e vive melancólico e sozinho, no apartamento alugado por
sua filha, Cuca (Blanca Portillo), desde que sua esposa faleceu, há sete meses.
Elsa é o oposto de Alfredo, alegre, sonhadora e fantasiosa, deseja encontrar um
companheiro que encene com ela a icônica cena da Fontana Di Trevi, do filme La
Dolce Vita, seu favorito. O casal se conhece quando Elsa vai ressarcir Cuca
por ter batido em seu carro. Alfredo recusa o cheque endereçado à filha, os
dois começam uma amizade e logo passam a namorar.
O estudo da intertextualidade entre as cenas dos filmes, supracitados,
é baseada em Bazerman (2021). Para o autor, intertextualidade são “relações
explícitas e implícitas que um texto ou um enunciado estabelecem com os textos
que lhe são antecedentes, contemporâneos ou futuros (em potencial).”
(BAZERMAN, 2021, p. 142) que evocam a
representação da situação discursiva. O nosso corpus se constitui de um
referencial antecedente, a cena
da Fontana Di Trevi do filme La Dolce Vita (1960), e um outro que o evoca
de modo consciente e explicitamente, Elsa & Fred (2005).
Bazerman (2021)
categoriza, em seis, os diferentes modos de representação da intertextualidade e
da interdiscursividade: 1) Citação direta, onde as palavras do autor
original são reproduzidas fielmente, sendo identificada pelo uso de aspas,
recuo de margem, itálico etc. 2) Citação indireta que identifica
a fonte, mas o autor utiliza de suas próprias palavras para expressar “a sua interpretação
ou a sua perspectiva diante do texto inicial.” (BAZERMAN, 2021, p.
147). 3) Menção a uma pessoa, a um documento ou a declarações,
esse tipo de intertextualidade requer que do leitor conhecimento prévio da
fonte original, pois não detalha o significado nem a relação com o texto
original. 4) Comentário ou avaliação acerca de uma declaração, de um texto
ou de outra voz evocada, pode representar o posicionamento ideológico, o
juízo de valor do autor.
Segundo
Costa (2022, on-line) “As duas últimas técnicas
são mais implícitas e, portanto, são consideradas como representativas da
interdiscursividade” são elas: 5)
Uso de estilos reconhecíveis, de terminologia associada a
determinadas pessoas ou grupo de pessoas, ou de documentos específicos, neste caso, o autor
procura a interdiscursividade entre o seu texto e o de outro(s) já estabelecido(s)
e reconhecido(s) e 6) Uso de linguagem e de formas linguísticas que parecem
ecoar certos modos de comunicação, discussões entre outras pessoas e tipos de
documentos, a utilização de gêneros discursivos, de frases feitas, de expressões
próprias de uma determinada instância discursiva em outra.
No nosso corpus
encontramos os tipos de intertextualidade explícita: 1) Citação direta, 2)
Citação indireta e 3) Menção a uma pessoa, a um documento ou a declarações.
Sendo assim, realizaremos a análise em tabela sugerida por Bazerman (2021, p. 156)
[...]
crie uma tabela, listando todas as ocorrências na primeira coluna, [...] Na
segunda coluna, escreva como cada referência é expressa: se através de citação direta,
citação indireta ou apenas uma paráfrase ou descrição [...]. Logo após, na
coluna seguinte, você pode começar a interpretar a intertextualidade, fazendo
comentários acerca de que maneira ou com que finalidade aquele elemento
intertextual está sendo usado no texto atual.
Os tópicos para as ocorrências foram tirados de Costa (2022, on-line) Referências Textos Multimodais Fixos e em Movimento, são eles, no total: 1) Filmagem real, trechos reais da obra referenciada são utilizados; 2) Personagem ou objeto, são as referências, diretas e/ou indiretas, a uma personagem ou objeto; 3) Visuais, referências, diretas e/ou indiretas, ao aspecto visual, à fotografia, por exemplo, da obra; 4) Enredo, avaliar se a obra realiza uma referência direta, indireta ou é a continuação do enredo da obra original. 5) Citações, direta e/ou indireta; 6) Música, referência direta, sem alterações e/ou indireta, semelhante, não idêntica; 7) Sons, referência direta e/ou indireta de sons emitidos pelas personagens e/ou pelos objetos inanimados; 8) Mencionar ou comentar de forma direta e/ou indireta o título da obra original; 9) Fraseado ou terminologia reconhecível; 10) Idioma e formas, uso de “linguagens e outras formas utilizadas nas propagandas que ecoam filmes ou séries de televisão além de se referirem a uma fonte específica.” Desses dez tópicos listados pela autora, encontramos os de número 2), 3), 4), 5), 6) e 7) e é com eles que iremos trabalhar em nossa tabela.
OCORRÊNCIAS |
TIPO DE INTERTEXTUALIDADE
(Direta, Indireta e Menção ) |
DESCRIÇÃO |
INTERPRETAÇÃO |
- Personagens: Atores Gato
Entregador de pizza/policial |
- 2) Indireta -2) Indireta
-2) Indireta |
- Atores: as personagens Elsa e
Alfredo podem ser entendidas como uma referência indireta às personagens
Marcello e Sylvia do filme A Doce Vida, em uma idade mais avançada,
mas apenas na cena da Fontana Di Trevi. - Gato: nas duas versões, os
gatos são filhotes, de raças bem parecidas. - Entregador de pizza/policial:
na versão A Doce Vida, a personagem do entregador de pizza observa as
personagens principais, durante a cena da Fontana, que é interrompida pelo
seu desligamento; já, na versão Elsa & Fred, é o policial quem os
interrompe, cessando a cena. |
A escolha de atores já idosos
para o filme Elsa & Fred possibilita, durante a
cena da Fontana Di Trevi, a referência a Mastroianni e Ekberg,
pois, do contrário, com atores jovens, a referência ficaria prejudicada,
visto que seria bastante difícil emular a beleza clássica e marcante desses
atores. O gato aparece
no filme Elsa & Fred porque ganhou destaque em A Doce
Vida pela maneira inusitada como aparece, sobre a cabeça de Sylvia, e
porque a personagem interage com ele. Logo, sua ausência seria notada
em Elsa & Fred. |
- Visual: Cenário Direção Fotográfica: |
-1) Direta 5) Uso de estilos
reconhecíveis, de terminologia associada a determinadas pessoas ou grupo de
pessoas, ou de documentos específicos |
- A localidade é a mesma em
ambos os filmes. No recorte analisado, a Fontana Di Trevi, localizada na
cidade de Roma, Itália. A câmera em plano aberto privilegia toda a visão das
personagens Marcello e Alfredo de, respectivamente, Sylvia e Elsa na Fontana. |
Aqui, não poderia ser de outra
forma, já que o sonho de Elsa era estar na Fontana Di Trevi. Podemos interpretar essa cena, em Elsa & Fred, como o uso de estilos reconhecíveis, uma
referência à direção de Fellini. |
Objetos: Vestidos e xales Copo/Caixa de leite Ternos |
-2) Indireta -2) Indireta |
- Vestido preto, tomara que
caia da personagem Sylvia e vestido
preto e longo de Elsa - Copo com leite, no filme A
Doce Vida e caixinha de leite no filme Elsa & Fred |
O vestido de Elsa é uma
referência indireta ao vestido de Sylvia, o vestido, foi devidamente
adaptado, incluindo luvas, pois Elsa é uma senhora. Sylvia e Elsa usam xales brancos
parecidos. Como Alfredo compra o leite em
um estabelecimento, não seria verossímil ele aparecer com um copo. |
-1) Direta |
- O terno das personagens
Marcello e Alfredo. |
O terno que Marcello usou
em A Doce Vida poderia, e foi, perfeitamente usado por
Alfredo em uma referência direta, já que era compatível com a condição da
personagem. |
|
Gestos Diálogos/ Citações/
Música: - Sons
Enredo |
-2) Indireta e 5) Uso de estilos reconhecíveis, de terminologia
associada a determinadas pessoas ou grupo de pessoas, ou de documentos
específicos -2) Indireta, 3) Menção e 4) Comentário ou avaliação acerca de uma declaração, de
um texto ou de outra voz evocada 1) Direta e 2) Indireta Todas |
- Trecho inicial do
recorte analisado: - No filme A Doce
Vida, o gatinho se encontra sobre a cabeça de Sylvia, e ela interage com
ele de forma alegre e sorridente, enquanto, sem saber,
caminha pelo entorno da Fontana, aparentando estar
perdida e chamando por Marcello. Sylvia, então, vê a Fontana e se admira com
sua beleza, deixa o gatinho no chão, tira o casaco e entra na fonte Já em Elsa & Fred, o
gatinho é beijado pela senhora, que o segura com as duas mãos, com uma
expressão emocionada ao observar a Fontana pela primeira vez. Elsa deixa o
gato no chão, se dirige à fonte, entra e molha só a mão vestida com uma luva. - Aparição
de Marcello/ Alfredo: Marcello já aparece nos últimos
degraus, fora do corredor, olhando em volta à procura de Sylvia, com um copo
de leite nas mãos. Vê Sylvia, desce os degraus, deixa o copo de leite junto
ao gato, se senta e fica a observando surpreendido e fascinado. Sylvia o
chama para a Fontana, ele continua a olhá-la. Ela anda pela fonte, com
a cabeça para trás, de olhos fechados e tocando na água com o braço
levantado. Marcelo então tira os sapatos e vai ao encontro de Sylvia. Ele
leva suas mãos em direção ao rosto dela, mas não o toca, se aproxima do seu
rosto, mas também não a beija. Ela abre os olhos, joga algumas gotas de água
em seu cabelo e ele percebe que a Fontana foi desligada. O entregador de
pizza aparece os observando Marcello segura a mão de Sylvia e a conduz para
fora da fonte. Fim Alfredo aparece ainda no
corredor, descendo a escada para a fonte, com uma caixinha de leite, avista
Elsa, sorri e se senta, deixando a caixinha de leite fechada ao lado. Elsa o
chama para a fonte, de início ele recusa, mas aceita, tira os sapatos e entra
na fonte, os dois então iniciam um diálogo. O cena fica em preto e branco, em
referência direta ao filme “A Doce Vida", assim como o gesto de quase
toque das mão de Alfredo no rosto de Elsa. Um policial aparece e manda os
dois saírem da fonte, a cena volta a ficar colorida, as personagens sorriem e
a fonte é mostrada em plano aberto, seguida de uma passagem no tempo, que
mostra os pedestres transitando na praça da Fontana de Trevi.
Fim A Doce Vida: Sylvia: miau. Olá
- interagindo com o gato de forma alegre e sorridente –
Marcello, onde você está? Para onde foi aquele homem? Meu Deus! –
exclama ao ver a Fontana. Marcello venha aqui – pede Sylvia ao vê-lo –
Rápido! Marcello: Sim,
Sylvia, eu já vou. Sim, eu acho que ela está certa. Eu estou cometendo um
erro. Todos nós estamos errados – declara ao andar para a Fontana – Sylvia!
Sylvia, quem é você? S: um sonho! M: Sylvia! S: escute – ao perceber que a
Fontana foi desligada. Elsa & Fred Elsa: Entra! Fred: Não, porque não vamos
falar. E: Do que importa? Eu gostaria
de morrer aqui, esta noite. E: em um dado
momento, eles estão a sós no mundo, e o ruído das águas começa a
desaparecer. Querido Marcello, tenho que te confessar algo, te amo, te
amo mais do que nunca amei alguém antes. Aplausos. F: graças a você Policial: o quê estão fazendo?
Saiam! A Doce Vida: Som de um instrumento musical,
dos miados do gato e dos passos de Sylvia no início da cena, depois, somente
o som da água na Fonana Di Trevi. Elsa & Fred: Som de uma música instrumental
romântica (Inditeta) e, depois, da Fontana Di Trevi (Direta) Já descrito nos parágrafos
2 e 3 e ao longo dessa tabela. |
Se Sylvia estivesse sozinha, em
um local desconhecido e à noite, a cena teria passaria uma conotação de
perigo. Com a presença de um gatinho, divertidamente colocado sobre a cabeça
de Sylvia, a atmosfera da cena muda radicalmente, passando a ser alegre e
leve. Em Elsa & Fred se o
gato fosse colocado na cabeça de uma senhora de idade, a cena correria o
risco de virar uma comédia, o que não seria o intento. Referência
indireta Marcello
aparece só depois de Sylvia já estar na Fontana para que o telespectador
perceba, vendo em plano aberto, assim como Marcello, todo o impacto, a beleza
e a sedução que cena quer transmitir. O fato de Marcello não chegar a
tocar e nem a beijar Sylvia, demonstra que ele a percebe como um desejo
irrealizável. Um fato que corrobora para esse entendimento é o trecho do
diálogo (transcrito por inteiro na próxima linha) onde Marcello
pergunta: “Sylvia, quem é você?” E ela responde: “um sonho!” Em Elsa & Fred,
Alfredo chega depois, com o leite, porque Elsa assim o quis, para que sua
encenação fosse o mais parecida possível. Mas, aqui, também percebemos o
impacto da cena em Alfredo. Ele se sente feliz por testemunhar, em plano
aberto, a realização do sonho de Elsa. Tipo de referência à direção
fotográfica: 5 Acredito que Alfredo também não
encosta as mãos em Elsa para referenciar o filme A Doce Vida,
assim como o trecho da cena que passa de colorida para preto e branco, cores
originais desse filme. Tipo de referência: 2 A fala de Marcello demonstra que
ele quer justificar a vida boêmia e descompromissada que leva ao atribuir um
sentido de “viva o agora”, “sem moralismo" ao fato de Sylvia ter entrado
na Fontana, fazendo algo “proibido“ mas que era seu desejo naquele momento. Quando Alfredo responde Elsa com
a seguinte frase: “Não, porque não vamos falar.” Ele está se referindo ao
diálogo entre os atores de A Doce Vida em uma referência do tipo
4. Elsa diz que gostaria de morrer
naquele momento, porque ela tem uma doença terminal e morrer durante um
momento feliz e pleno, deve tornar a morte certa, menos pesada. A última fala de Elsa aponta que
ela já se imaginou, muitas vezes, no lugar de Sylvia, interpretando o filme.
Tanto é que confunde o nome de Alfredo com o de Marcello. Referência tipo 2 e
3. Alfredo diz “graças a você"
porque, antes de namorar com Elsa, ele estava sofrendo, sem ânimo de viver e
foi Elsa, com seu jeito alegre, quem o tirou da solidão. A trilha sonora funciona para
melhor ambientar os espectadores e facilitar a incorporação das referências
ao filme A Doce Vida. Podemos avaliar que o filme Elsa
& Fred, na cena da Fontana Di Trevi, ao homenagear a obra de Fellini, também faz referência ao estilo
cinematográfico simbolismo. Isto
porque esse filme é tido como o marco de transição do estilo neo-realista
para o simbolista. Assim, a referência do tipo 6 é encontrada. |
Encontramos, em nossa análise, todas as referências propostas por Bazerman (2021). Por fim, ressaltamos que a referência do tipo 6) Uso de linguagem e de formas linguísticas que parecem ecoar certos modos de comunicação, discussões entre outras pessoas e tipos de documento pode ser identificada somente se levarmos em consideração que este filme é um marco da transição do estilo neo-realista para o simbolista.
Curiosidades sobre A Doce Vida:
“La Dolce Vita ganhou
a Palma de Ouro de Cannes, batizou um estilo de vida de deu nome a
uma profissão (Paparazzo é o sobrenome de um fotógrafo amigo do protagonista)”
(BELINCHÓN, 2020, on-line)
Referências:
BAZERMAN,
C. Gênero, agência e escrita / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio
(Organizadora), Judith Chambliss Hoffnagel (Organizadora e Tradutora) – 2. ed.
– Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2021.
BELINCHÓN,
G. A amarga verdade de ‘La Dolce Vita’ Disponível em: https://brasil.elpais.com/cultura/2020-12-14/a-amarga-verdade-de-la-dolce-vita.html Acesso em 15 out. 2022
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