Análise de um meme de acordo com os preceitos da Gramática do Letramento Visual (GDV)
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo realizar a
análise de uma imagem de acordo com os preceitos da Gramática do Letramento
Visual (GDV) de Kress e Van Leeuwen (2006). A imagem escolhida é um meme[1],
de cunho político, que se propõe a “explicar" de maneira bastante
simples e bem humorada a alternância entre direita e esquerda no Governo
Federal.
A figura descreve Os ciclos econômicos
do Brasil, porém, não trata de mudanças nas atividades econômicas do Brasil
em determinados períodos históricos, e sim da ascensão econômica de
parcela da população de baixa renda. A imagem representa um ciclo, com setas em
sentido horário, onde no topo está a frase Vence um governo de esquerda,
seguida de Aumenta a classe média, seguida de A classe média começa a crer
que é rica e apoia a direita, seguida de A direita destrói a classe
média e seguida de A classe média empobrecida vota em um governo popular
que volta a apontar para a primeira frase, fechando assim o ciclo. Na
imagem ainda consta a frase Agora, você está aqui no interior do ciclo
apontando para A direita destrói a classe média.
A escolha desse meme, intitulado Os
ciclos econômicos do Brasil, deveu-se por esse ser relativamente recente,
de 2020, adaptado a partir de uma versão anterior, de 2018, onde a informação Você
está aqui apontava para a etapa anterior A classe média começa a crer
que é rica e apoia a direita, daí o uso do advérbio Agora nessa
atualização aqui analisada. Acreditamos ser essa escolha pertinente neste contexto
atual de eleições presidenciais, de forte rivalidade entre a esquerda e a
direita radical, e de instabilidade democrática, com ameaças de golpe ao sufrágio,
caso a esquerda seja vitoriosa.
A imagem escolhida é a seguinte:
Figura 01 – Os ciclos econômicos do Brasil. Foto: Reprodução Facebook
2. Desenvolvimento
O estudo será feito com base na Gramática
do Letramento Visual (GDV) de Kress e Van Leeuwen (2006), sendo a análise feita
a partir das estruturas de representação do processo narrativo de conversão.
No processo narrativo, os participantes estão
inseridos em eventos de ação, com a ação sendo representada por meio de
vetores, setas imaginárias, que indicam a direção do movimento realizado pelo
ator, quem pratica a ação, e pela meta, quem sofre a ação. Esse processo é
subdividido em: de ação, reacional,
verbal e mental, de conversão e de simbolísmo geométrico.
Nosso foco explicativo será no processo
narrativo de conversão, pois é nele que o meme, ora analisado, se encaixa.
Isto posto, passemos agora a pormenorizar essa classificação.
O processo narrativo de conversão
representa um ciclo onde os participantes são classificados como retransmissores,
pois sâo, concomitantemente e em sentido horário, atores em relação aos
participantes seguintes e metas em relação aos participantes anteriores.
[...] processo de conversão, é especialmente comum nas
representações de eventos naturais; por
exemplo, diagramas de cadeia alimentar ou representação diagramáticas do ciclo hidrológico. Mas, [...] também pode ser aplicado a (inter)ação humana, e quando isso acontece, a
(inter)ação humana é representada como se fosse um processo natural. (KRESS ;
VAN LEEUWEN, 2006, p. 69, tradução nossa).
Os autores as GDV, sintetizam o processo
narrativo de conversão da seguinte forma: “Um processo no qual um participante,
o retransmissor, é a Meta de uma ação e o Ator de outro. Trata-se de uma
mudança de estado no participante. (KRESS ; VAN LEEUWEN, 2006, p. 75, tradução
nossa).
Como exemplo, temos na figura 01, o
participante Vence um governo de esquerda, esse é ator do participante seguinte,
Aumenta a classe média e meta do participante anterior, A classe
média empobrecida vota em um governo popular.
Devemos chamar atenção para um outro
participante representado e que se encontra inserido no interior do ciclo, Agora,
você está aqui. Esse participante é ator em relação à meta, A direita
destrói a classe média, mas não é meta de nenhum outro participante, pois
ele não está no ciclo, funcionando como uma indicação que desempenha o
embaraçoso papel de espelho para uma hipocrisia e falta de consciência, tanto
de classe como política, para quem se perceber na sequência representada.
3 Conclusão
Importante ressaltar, em termos de
contextualização sociopolítica, que o ciclo, da figura 01, apresenta a direita versus
a esquerda, porém, trata-se da extrema-direita versus a esquerda. Acreditamos
que isso se deve à tradição política de rivalidade entre direita e esquerda no
Brasil, o que, por sua vez, proporciona reconhecimento imediato da nossa
realidade sociopolítica e ao fato da imprensa hegemônica brasileira, ao
contrário da mídia estrangeira, não classificar o Governo Bolsonaro como de
extrema-direita, dificultado, assim, o reconhecimento dessa vertente pela população.
Em relação ao título da figura 01, Os
ciclos econômicos do Brasil, esse faz referência à melhoria da economia e
do poder de compra da população em governos progressistas que realizam programas
sociais de distribuição de renda. Mas, por a esquerda ter realizado a inclusão por
consumo, sem a devida conscientização política de que essa melhoria econômica
deveu-se a um governo de bem-estar social, parcela significativa dos
beneficiados acreditaram que a ascensão social tinha raízes na meritocracia e/ou
na teoria da prosperidade das religiões neopentecostais, fazendo com que fossem
copiados pela direita, reiniciando o “ciclo econômico do Brasil”.
Concluímos que a figura 01 funciona, de
forma bastante eficaz, como meme, justamente, por utilizar o processo
narrativo de conversão como base comunicativa, pois esse é de fácil assimilação,
didático e independe de maiores interpretações subjetivas.
Referências:
BRITO,
Regina C. L. ; PIMENTA, Sônia . A GramátIca do Design Visual. In: Sônia
Maria de Oliveira Pimenta; Adriana Maria Tenuta de Azeverdo; Cássia Helena
Pereira Lima. (Org.). Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática
Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do
Discurso. 1ed.Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, v. , p. 87-117.
KRESS,
G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design.
London: Routledge, 2006.
[1] “1. conceito teórico
(desenvolvido por analogia com o de gene) que consiste na unidade mínima de um
sistema cultural (ideia, comportamento, etc.) passível de ser transmitida entre
indivíduos por imitação ou outra forma não hereditária 2. imagem, vídeo ou
outro conteúdo de carácter paródico ou humorístico, geralmente resultante da
edição de uma versão original, que é copiado e se espalha rapidamente através
da internet” Disponível em:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/memes. Acesso em 04 de out.
de 2022.
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