Análise da metafunção Mensagem na publicidade O Uniforme que Nunca Existiu – Aída dos Santos, segundo Lim-Fei e Tan
Este trabalho se propõe a analisar a publicidade O Uniforme que Nunca Existiu – Aída dos Santos, feito a pedido da loja de artigos esportivos, Centauro. A análise será embasada nos preceitos dos autores Fei Victor Lim e Serene Kok Yin Tan, mais especificamente, no texto Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts (Pesquisa Translacional Multimodal: Ensino de Textos Visuais, tradução nossa) e tendo como recorte o estudo da metafunção Mensagem.
1. Introdução
Comecemos por
esclarecer do que trata a publicidade e, posteriormente, sua relação com o
posicionamento político do dono da citada rede de varejo, Sebastião Bomfim
Filho.
O vídeo
publicitário, publicado no canal oficial da Centauro no YouTube,
em 22 de junho de 2021 tem a seguinte descrição:
Aída dos Santos foi a única mulher na delegação que representou o
Brasil em 1964. Ela foi para Tóquio por conta própria, sem patrocínio, técnico ou
uniforme. Machucou-se na primeira prova e, ainda assim, conquistou o quarto
lugar no salto em altura. Para fechar esse ciclo, 57 anos depois, a Centauro
reuniu um time de mulheres extraordinárias e criou O Uniforme que nunca
existiu. Carol Barreto e o seu MODATIVISMO desenvolveram as peças que
representam a sua história. Enquanto Giorgia Prates (direção) e Sandra de Sá
(locução) deram vida ao filme que homenageia Aída dos Santos. Juntos,
queremos inspirar as novas gerações e mudar o futuro dos nossos jovens atletas.
Por isso, O Uniforme que nunca existiu, agora existe na Centauro. E toda
a receita será revertida para o Projeto Centauro Transforma, em prol de
ONGs que transformam vidas através do esporte. Compre o seu e colabore. www.centauro.com.br/aidadossantos
(CENTAURO ESPORTE, 2021, on-line, grifo nosso)
A Centauro destaca, na
descrição da publicidade, os nomes de Aída
dos Santos (atleta), Carol Barreto (designer
de moda),
Giorgia Prates (fotojornalista) e Sandra de Sá (cantora e compositora), todas
mulheres negras.
Figura 01 -Aída dos Santos carrega a Tocha Olímpica por ocasião dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Brasil , Foto: Ivo Lima/Fotos Públicas
fonte: https://www.terra.com.br/nos/e-a-impunidade-que-propaga-o-racismo-diz-aida-do-santos,341c8bfd58f1a67d58cf35562b6a06b8grgrjelt.html, acesso em 01 nov. 2022
Figura 02 - Carol Barreto professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
fonte:
Figura 04 - Sandra de Sá, cantora e compositora, revelou ser homossexual em 2015, Foto: reprodução Instagram
Fonte: https://www.areavip.com.br/famosos/sandra-de-sa-faz-exames-de-rotina-e-descobre-problemas-de-saude-a-beira-de-um-colapso/, acesso em 01 nov. 2022
Acreditamos
que tanto a publicidade como o uso da imagem dessas mulheres negras reflete uma
tentativa de aplacar a repercussão ruim que o apoio e financiamento do dono da Centauro,
Sebastião Bomfim, deu ao então candidato Jair M. Bolsonaro, em 2018, ocasionou.
O posicionamento político e o financiamento
de alguns empresários brasileiros à campanha de Bolsonaro teve como consequência
o fomento de um boicote, que alcançou grande repercussão na internet,
chegando a ser matéria internacional no jornal inglês, The Guardian:
Brazilians call for boycotts of major companies that
support Bolsonaro (Brasileiros pedem boicote a grandes
empresas que apoiam Bolsonaro, tradução nossa)
Um trecho da matéria, feita por Dom Phillips,
jornalista assassinado em 2022 enquanto escrevia um livro sobre a Amazônia, cita
expressamente a marca Centauro. “As empresas visadas no boicote incluem [...],
lojas de esportes Centauro e a rede de restaurantes Coco Bambu. (PHILLIPS, 2020,
on-line)
Bolsonaro
é conhecido por ser um político de extrema-direita que esbraveja falas preconceituosas
de cunho racista, homofóbico e machista, dentre outros. E apoiá-lo é dar
suporte a todo esse preconceito e discursos de ódio, daí a razão do boicote.
Aqui, cabe chamarmos atenção para a infeliz
coincidência do número 22 no uniforme da Aída dos Santos. A data de publicação
do vídeo analisado é de 22 de junho de 2021 e a data da filiação de Bolsonaro
ao Partido Liberal (PL) foi em 30 de novembro de 2021, sendo que os primeiros
rumores de que Bolsonaro iria para o PL só surgiram por volta do dia 11 de
novembro do mesmo ano, como atesta a reportagem Bolsonaro sinaliza a aliados
que deve ir ao PL de Caio Junqueira para a CNN.
Isto posto, passemos agora para o vídeo da
publicidade e, posteriormente, para a teoria de Lim-Fei e Tan e sua análise,
tendo como recorte a metafunção
Mensagem.
2. Desenvolvimento
O texto Pesquisa Translacional Multimodal: Ensino de Textos Visuais, tradução nossa, tem como objetivo apresentar “a abordagem ao ensino de textos visuais (anúncios e cartazes em formato impresso e eletrônico) para alunos do ensino médio.” Com a finalidade de desenvolver “competências de visão crítica e habilidades de análise do discurso dos alunos” (LIM-FEI ; TAN, 2017, p. 01, tradução nossa)
2.1 Análise
Nossa análise tem como recorte a metafunção Mensagem. Esta se divide em três categorias, a saber, 1) Apelativo; 2) Propósito e 3) Representacional. O Apelativo classifica o (s) tipo(s) de persuasão em Poder, Razão e/ou Emoção com base, respectivamente, nos tipos aristotélicos: Ethos, Logos e/ou Pathos. O Ethos é o apelo à autoridade do sujeito ou do assunto, o Logos é a persuasão no nível racional e o Pathos apela para as emoções do público. O Propósito pode ter interesse Econômico, de vender um produto ou serviço; Educacional, prioriza educar o público sobre questões sociais e/ou de Entretenimento, utilização de humor para aumentar o afeto positivo, a lembrança e a sedução do texto. O Representacional pode ser Literal, quando a mensagem tem significado denotativo e/ou Inferencial, cujo significado precisa ser inferido, deduzido, tem sentido conotativo.
Fonte: LIM-FEI ; TAN, 2017, p. 05
2.1.1 Apelativo
A publicidade se
baseia fortemente na Emoção, no Pathos, pois conta uma história de vitória e
superação da atleta Aída dos Santos.
Outro forte apelo está no Poder, no Ethos, já que a marca Centauro tenta se apropriar da credibilidade de quatro mulheres negras. O próprio vídeo é baseado no Ethos de Aída dos Santos, mulher negra e pobre que, apesar da falta de apoio e discriminação, conseguiu ser uma atleta olímpica.
A marca também se vale do Ethos de uma militante política contra o racismo e a homofobia, como é o caso de Giorgia Prates. Prates assumirá o cargo de vereadora, no próximo ano, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), na cidade de Curitiba, Paraná. “’Na minha vida, se eu parasse cada vez que encontrei racismo e homofobia, não teria saído do lugar. Fico apreensiva, mas vou lá para trabalhar. Espero dialogar, encontrar pessoas que estejam ao menos maduras para isso’” (LOPES, 2022, on-line).
A publicidade apela ainda para a credibilidade de uma professora universitária, que desenvolve um trabalho intitulado de Modativismo, única palavra escrita em caixa alta na descrição do vídeo, e também para a credibilidade de uma celebridade, a cantora e compositora Sandra de Sá, que é
quem faz a locução da publicidade.
Assim, podemos contabilizar quatro Ethos, um para cada mulher, todas já identificadas na Introdução desse trabalho.
Não conseguimos identificar a presença da Razão, do Logos, nessa publicidade.
2.1.2 Propósito
O propósito
maior dessa publicidade é o Econômico, pois além de ter o intento de atenuar o
boicote sofrido pela marca, também tem o intuito de faturar com vendas do
uniforme. Podemos também enxergar o propósito Educacional, já que a história de
Aída dos Santos é desconhecida pela maioria dos brasileiros, o que podemos
perceber pelos comentários postados no YouTube (ver figuras 06, 07, 08 e 09), e a publicidade ajuda em
divulgar essa história. A publicidade não utiliza da comédia, mas de certa
forma, entretém ao funcionar como um mini documentário, sendo possível identificarmos, apenas nesse aspécto, o propósito do Entretenimento.
2.1.3 Representacional
Avaliamos o aspecto Representacional como Literal, o texto diz exatamente o que apresenta. Consideramos que o Inferencial está na associação entre a marca Centauro e a valorização da vida desportiva de Aída dos Santos, como alguns comentários (ver figuras 06, 07, 08 e 09), sugerem.
3 Produção e Recepção
A seguir, nossa análise da Mensagem, da publicidade escolhida, vai avaliar os aspectos contextual de Produção e Recepção do texto.
A Produção, segundo
os autores, é a “capacidade de fazer deliberadas e efetivas escolhas na construção e
apresentação do conhecimento.” (LIM-FEI ; TAN, 2017, p. 04, tradução nossa). Sendo
assim, percebemos que a escolha da Centauro em usar quatro mulheres
negras, sendo duas homossexuais, visa um objeto específico, que no nosso
entender seria o de mitigar a repercussão ruim, nas redes sociais, e o
consequente boicote sofrido pela marca ao apoiar um político de extrema-direita
com discursos racistas, homofóbicos e machistas.
Se a marca
conseguiu ou não esse objetivo, isso pode ser aferido na Recepção entre o
público dessa publicidade.
A Recepção pode
ser apurada pelos comentários postados no YouTube, na página do vídeo
analisado, que conta com um mil e novecentos likes e nenhum deslike -
provavelmente porque o canal ocultou essa contagem - trinta mil duzentas
e setenta e oito visualizações em um canal de vinte e três mil e novecentos inscritos.
Até às 23h11m do dia 1° de novembro o vídeo contava com 166 comentários. Na
seleção dos principais comentários, total de 103, feita automaticamente pelo
próprio YouTube, contamos sete comentários sobre assuntos não
relacionados ao tema do vídeo, como, por exemplo, reclamações de atraso na
entrega de produtos comprados e apenas um comentário contra a loja, o qual
ilustraremos a seguir.
Figura 06 - Comentário contra a loja
Fonte: print da autora
Comentários
que parabenizam, de forma direta ou indireta (como o primeiro da imagem abaixo)
a Centauro contabilizam 23. Quatro comentários de expectativa de compra
do uniforme, dois de busca frustrada pelo produto no site da empresa e
apenas um que expressa insatisfação com a marca pelo apoio dado ao então
presidente da República, Bolsonaro. Todos os demais comentários são de parabenização
à atleta pela sua conquista e história de vida. Notamos também que a maioria dos comentários
do público foi devidamente respondida pela Centauro, como também podemos
constatar pelo print a seguir.
Figura 07 - Comentários de parabéns para a Centauro
Fonte: print da autora
Insatisfação com o apoio do empresário Sebastião Bomfim, dono da Centauro, ao futuro ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.
Figura 08 - Comentário sobre o apoio à Bolsonaro
Fonte: print da autora
Dentre os
comentários mais elogiosos à Centauro, um se destaca, por partir de um
homem negro e ser uma promessa de fidelidade exclusiva à marca.
Figura 09 - Comentário sobre fidelidade à marca
Fonte: print da autora
Conclusão
Em suma, consideramos que a publicidade foi produzida com foco na Recepção, ou seja, com o propósito principal de reparar os danos sofridos à imagem da Centauro devido ao apoio dado por seu dono, Sebastião Bonfim, ao político de extrema-direita, Bolsonaro, e que para isso, a marca se valeu do Poder, do Ethos, da credibilidade de quatro mulheres negras, ao produzir uma publicidade focada na Emoção, no Pathos, na história de vida e vitória de uma delas, Aída dos Santos.
Por fim, chamamos atenção para a existência de um documentário, de 2012 e com quase 27 minutos de duração, disponível na íntegra no YouTube, sobre Aída dos Santos. Esse documentário pode ter sido a fonte de inspiração para a Centauro.
Referências:
BARRETO,
Carol. Carol Barreto. Disponível em: http://www.carolbarreto.net/acerca/
Acesso
em: 01 nov. 2022.
CENTAURO
ESPORTE. O Uniforme que
Nunca Existiu – Aída dos Santos (Completo), YouTube, 2021.
(03m). Disponível em: https://youtu.be/fOaFQRVNWuQ Acesso em: 29 out. 2022.
JUNQUEIRA, Caio. Bolsonaro
sinaliza a aliados que deve ir ao PL Disponível
em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-sinaliza-a-aliados-que-deve-ir-ao-pl/
Acesso em: 29 out. 2022.
LIM-FEI, V. & TAN, K.Y.S. Multimodal
Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. &
Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and
methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury.
2017
LOPES,
José Marcos. Negra e lésbica, Giorgia Prates quer diálogo com a direita na
Câmara de Curitiba Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticias/politica/negra-e-lesbica-giorgia-prates-quer-dialogo-com-a-direita-na-camara-de-curitiba/
Acesso em: 01 nov. 2022.
OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO FUTEBOL. Aida dos Santos - Documentário 2012, YouTube, 2016. (26m53s). Disponível em: https://youtu.be/ZtBtwgUvwwY Acesso em: 01 nov 2022.
PHILLIPS, Dom. Brazilians call for boycotts of major companies that support Bolsonaro Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2020/mar/05/brazil-call-for-boycotts-major-companies-support-jair-bolsonaro#maincontent Acesso em: 01 nov. 2022.
TERRA. 'Assumir é tirar um peso', diz Sandra de Sá sobre ser gay Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/tv/assumir-e-tirar-um-peso-diz-sandra-de-sa-sobre-ser-gay,98a1b38eaa2ab410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html Acesso em: 01 nov. 2022.
Maravilha. Seu texto está excelente. Parabéns! É muito bom ler a sua escrita.
ResponderExcluirEstá perfeito o seu trabalho
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